Dicas para reforma do seu Imóvel

Reformar um imóvel quase sempre geram dores de cabeça, atrasos e gastos e mais gastos. São meses e meses de muito entulho, bagunça, poeira e imprevistos. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para minimizar toda a dor de cabeça que o quebra-quebra pode causar. Desde a autorização da prefeitura até a escolha das cores das paredes, medir os cômodos para saber o tamanho dos móveis até o contrato com a caçamba. Mas, com um bom planejamento pode ajudar a minimizar estes problemas. Preparamos uma lista completa para você evitar cometer os erros mais comuns!

1. Faça o Planejamento

Inicie sua obra com um bom projeto definido. Este erro, que pode parecer bobo, é muito comum com algumas pessoas. Quem não planeja sempre corre o risco de ter trabalho e gastos bem maiores. O ideal é você planejar o que quer alterar, reformar e mudar no seu apartamento. Faça o orçamento dos gastos, pesquise os materiais de obra necessários e os profissionais que você irá contratar. Verifique ainda o saldo financeiro disponível para gastar e fazer um cronograma da reforma.

Tenha certeza: um projeto bem planejado será uma garantia contra imprevistos e gastos. Ele irá detalhar todos os itens necessários para a intervenção no seu apartamento e diminui as chances de você ter uma surpresa desagradável.

2. Teste as cores antes de pintar

Este é um erro muito comum nas obras. Você visita a loja, escolhe a cor, mas não testa sua aplicação na parede do seu imóvel a luz do dia. É importante entender que um tom é sempre composto por vários pigmentos, por isso, quando aplicado na parede, pode ficar diferente do esperado. A dica aqui é a seguinte: antes de sair comprando dezenas de galões de tinta, experimente a cor em um metro quadrado, aguarde secar e veja o resultado à luz do dia e com luz artificial.  Você evitará chateações e poderá seguir em frente com a obra sabendo que acertou na escolha da cor das paredes da sua casa.

3. Escolha os materiais certos

Seja por falta de conhecimento técnico, para economizar nos gastos ou até mesmo por desconhecimento técnico do ambiente que será reformado, diversas pessoas cometem o erro de escolher materiais inadequados para a sua obra. Aqui reunimos os principais erros para você evitar:

-Pisos escorregadios em ambientes externos/ Revestimento de madeira em áreas molhadas / Usar carpete no banheiro ou piso na parede / Material de qualidade duvidosa para economizar

Ao escolher um piso, é preciso pensar na sua funcionalidade. Daí a importância da consultoria com um profissional. Ele que vai te auxiliar na escolha do material adequado para cada ambiente. Estes erros poderão acarretar em gastos extras, atrasos e mais dor de cabeça para você e sua família.

4. Calcule a quantidade de material para a sua obra

Uma coisa é fato: se for para errar na quantidade, erre para mais. Errar no cálculo das quantidades de material necessárias é bastante comum e pode criar uma grande dor de cabeça. No caso do revestimento do seu apartamento, como o porcelanato ou azulejos, esse erro pode exigir a compra de produtos de lotes diferentes que, muitas vezes, apresentam diferenças de tons e/ou de tamanho. Há casos, ainda, que o produto sai de linha e aí fica mais difícil corrigir o problema. Outros materiais também podem ser quebrados na hora de reparo precisando de reposição. Para evitar essa falta de material, o ideal é basear-se no cálculo do projeto da edificação. No caso de cerâmicas e porcelanatos, por exemplo, calcule a área a ser recoberta, descontando as portas e as janelas, se for o caso, e, para uma margem de segurança, compre 10% a mais do produto.

5. Saiba a dimensão certa de cada espaço

Errar no dimensionamento dos espaços é outro erro bastante comum de quem reforma. E, por muitas vezes, as pessoas erram ao investir em imóveis muito grandes que prejudiquem a circulação no ambiente. Por isso, todos os ambientes devem ter seus ‘layouts’ definidos previamente, visando a harmonia entre espaço e objetos. Além disso, há a questão da combinação dos materiais e texturas. É normal que os móveis sejam comprados em um dia e os revestimentos em outro. Daí, quando os elementos são reunidos, pode acontecer de as coisas não combinarem entre si. Antes de comprar seus móveis, meça o tamanho das portas do apartamento e dos elevadores. Verifique também se a peça terá que passar por curvas ou corredores muito estreitos.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar